não consigo parar de ter satisfação

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Os (meus) Grandes Portugueses

Aqui vai o meu top...de entre os 10 finalistas, claro:

10º - Marquês de Pombal, porque é o finalista que me diz menos, já que só fez obra lá para baixo.

9º - Álvaro Cunhal, porque sendo o símbolo comunista que é, também não me diz muito.

8º- António de Oliveira Salazar, porque era um ditador e provocou um atraso no desenvolvimento do país.

7º - Aristides de Sousa Mendes, porque era um grande homem, e para isso não precisava de ser português.

6º - Fernando Pessoa, porque foi um grande poeta, apesar de para mim não ter sido dos maiores símbolos portugueses.

5º - D. João II, porque teve a coragem de avançar com a grande epopeia.

4º - Infante D. Henrique porque planeou essa grande epopeia, transformando Portugal num país de navegadores.

3º - Vasco da Gama, porque mergulhou no desconhecido e deu com isso novos mundos ao mundo.

2º - Camões, porque é o artista que mais sente Portugal na sua obra. Ahh, e porque nos dá um feriado!!!

1º - D. Afonso Henriques, porque se não fosse ele, esta pergunta nem existia.


É uma perspectiva...